sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estado de conservação - outubro/2011

Amostragem do estado patológico de conservação da obra
As diretrizes para conservação e restauração consideram os tipos de material de composição de seus elementos, assim como as patologias que degradam esses materiais e oportunamente, com o desenvolvimento do projeto de restauro, serão tratadas uma a uma.

Estado geral de conservação

Após vistoria realizada e diagnóstico preliminar a olho nu, observou-se a necessidade de um programa contínuo de manutenção para o monumento de interesse histórico localizado em espaço público na cidade de São Paulo.
Observou-se a falta de conservação e manutenção da obra, assim como o alto grau de sujidade e outras patologias agregadas, provocadas pela ação do tempo, tais como despigmentação e desprendimento de tinta provocados pela exposição ao sol e as chuvas ácidas. Outro forte elemento de deterioração caracteriza-se pela ação do homem em atos de vandalismo, os quais degradam e comprometem a valorização deste patrimônio.
Verificou-se ainda problemas inerentes à composição dos materiais, tais como corrosão
metálica e aparecimento de trincas e fissuras no embasamento de argamassa, desprendimento de materiais de revestimento, falência de alvenaria, ferragens expostas, etc.
As patologias serão estudadas e mapeadas, identificadas no contexto da obra, e receberão indicação de procedimento de restauro adequado, em memorial de procedimentos que fará parte da composição do projeto desenvolvido.

Diagnóstico
Estado precário de conservação
Alto grau de sujidade
Escultura em ferro forjado: alto grau de corrosão, letras faltantes, despigmentação
Embasamento em alvenaria de tijolos revestida com argamassa lisa: alto grau de sujidade, desprendimento do revestimento, trincas e fissuras











Nenhum comentário:

Postar um comentário