terça-feira, 18 de outubro de 2011

Procedimentos técnicos

Para conservação e restauração do monumento, segundo as recomendações das cartas patrimoniais de preservação do patrimônio histórico, órgãos de preservação competentes e da conceituação e boa técnica, usuais para essa atividade.
Todos os serviços realizados no monumento serão precedidos de projeto de restauro, análises laboratoriais, prospecções e testes de eficiência com as devidas aprovações do órgão preservacionista.

Instalação de tapumes de proteção
01. Instalação de tapumes de proteção em todo o perímetro do monumento
02. Produção e instalação de placa de obra nas dimensões míninas exigidas pela prefeitura e pelo órgão de preservação, com informações relativas às obra e que façam alusão a importância histórica dela.

Proteções
01. As proteções deverão preceder o início dos serviços, ainda que estas se dêem setorialmente, de modo que as intervenções a serem executadas não constituam danos aos elementos que se pretende conservar ou restaurar.
02. Deverão ser protegidos, durante a execução dos serviços, todos os materias e peças compositivas do monumento no momento em que não esteja passando por procedimentos de recuperação.

Acessos
01.Montagem criteriosa de torre de andaimes

Remoção para restauro

Para restauro das peças compositivas em atelier, faz-se necessário:
01. Identificação prévia de todos os elementos compositivos da peça, caso ocorra desmontagem.
02. Embalagem para proteção de todos os elementos
03. Remoção criteriosa
04. Transporte adequado
05. Restauração em ateliê
06. Embalagem da obra finalizada para proteção da peça
07. Reimplantação

Limpeza
Para emulsificação da sujidade e poluentes
01. Limpeza manual com a utilização de detergente neutro, panos de limpeza e aplicação de lixa d’agua nº 360 para remoção de encrustrações, fragmentos de tinta soltas e nivelamento das superfícies a serem pintadas.
02. A reaplicação do detergente deverá ser feita nas áreas onde persistirem resíduos de sujeira.

Alvenaria construtiva

(Embasamento)
01. Alvenarias em geral: quando nos serviços de reconstituição se fizer necessária, por razões estruturais, a substituição de panos de alvenaria, esses deverão ser recompostos com a mesma dimensão e técnica de tijolo de barro maciço encontrado, com datação e identificação da época do restauro (atual), devidamente ancorados ou cintados conforme execução original.
02. Retirada cuidadosa dos tijolos danificados ou descaracterizadores para recomposição dos panos de alvenaria
03. Impermeabilização da base da fundação para contenção da capilaridade ascendente que possa danificar a alvenaria de tijolos.
04. Selamento das fissuras através do preenchimento do vazio com o tipo de argamassa recomendada, bem pouco espessa, umedecendo o tijolo antes de aplicar a argamassa.

Metal
(Ferro galvanizado, chapa de ferro e barra de ferro)
01. Remoção mecânica, com o auxílio de solventes ou soprador térmico, das camadas de tinta, até a perfeita ancoragem de nova pintura.
02. Recomposição de partes faltantes.
* Os serviços de refazimento de partes faltantes serão realizados com o mesmo tipo de material e acabamento dos existentes (de mesma coloração e tipo de acabamento encontrados e/ou identificados em pesquisas e prospecções)
* As trincas e fissuras serão tratadas com liga metálica de mesma coloração do tipo de revestimento.
* Refazimento de partes faltantes em ferro será executado com uso de moldes em silicone e fundição com o mesmo tipo de material encontrado, para confecção de novas peças.
* Fixação/Colocação das peças executadas.
* Reparos na letras fixadas na chapa metálica através de tratamento anti corrosivo, substituição das partes faltantes e nova pintura com mesmo tipo de tinta e pigmento encontrados.
03. Rejuntamento
Refazimento das partes de rejunte faltantes ou aplicação de novo rejunte em toda a superfície, considerando o mesmo tipo de material encontrado.
04. Tratamento anticorrosivo através da aplicação de fundo antioxidante.
05. Aplicação de nova pintura em duas demãos, acabamento sobre superfície lixada, com coloração e tipo de tinta especificados em relatório de prospecções.
06. Proteção Final

Argamassa de revestimento
(Lisa)
01. Remoção criteriosa
As partes da argamassa que não puderem ser consolidadas serão removidas e, após saneamento das patologias do substrato, serão refeitas, no traço, material, textura e coloração originais, conforme indicado nas especificações estabelecidas após análise laboratorial. Sua completa execução só deverá ser feita após provas no canteiro de obras e aprovação do órgão competente.
02. Recomposição de partes faltantes, trincas e fissuras.
Os serviços de refazimento de partes faltantes serão realizados com o mesmo tipo de material e acabamento dos existentes, de mesmo traço, coloração e tipo de acabamento encontrados e/ou identificados em pesquisas e prospecções.
Tratamento das trincas e rachaduras no substrato, através da escariação em forma de “V” e aplicação de massa veda trinca, especial na mesma coloração do tipo de revestimento
03. Proteção Final:
Aplicação da camada de hidrofugante para criação de uma película de proteção.

Placa de sinalização
01. Instalação de placa metálica para identificação do monumento e restauro da obra.
Soldada com pinos, com a introdução de grapas para o chumbamento com argamassa de cimentcola e copound.

Limpeza final e desmobilização de obra

Execução de limpeza final da obra
Após a execução do serviços, todos os entulhos deverão ser removidos e o monumento deverá ser entregue em perfeito estado de limpeza e conservação.

Manutenção

Os serviços de manutenção deverão ser realizados a cada seis meses para a higienização e remoção das pichações e elementos espúrios, caso existam. Outros serviços mais específicos deverão ser realizados conforme a necessidade e gravidade do problema detectado; mas sempre considerando as questões relacionadas à preservação do monumento e que se baseiem nas especificações do projeto de restauro desenvolvido.
Obs. Recomendamos que todos os serviços de intervenção realizados no edifício sejam documentados e mapeados em relatório final (as built)

Nenhum comentário:

Postar um comentário